CERTIFICAÇÕES

FSC

O FSC® (Forest Stewardship Council®) é uma organização sem fins lucrativos.

Todos os tamanhos e tipos de organização podem se inscrever para a certificação de cadeia de custódia. Para obter a certificação de cadeia de custódia, as organizações devem atender ao padrão de certificação de cadeia de custódia

A Cadeia de Custódia (CoC) é o processo que verifica se o material certificado pelo FSC foi identificado e separado do material não certificado e não controlado à medida que segue seu caminho ao longo da cadeia de abastecimento, da floresta ao mercado.

Todas as transferências na cadeia de abastecimento de produtos certificados pelo FSC requerem que sistemas eficazes de gestão de CoC sejam implementados no nível da respectiva organização e sua verificação por um organismo de certificação independente credenciado pelo FSC.

As fontes controladas pela empresa são controladas de acordo com os padrões do FSC para excluir madeira extraída ilegalmente, florestas onde altos valores de conservação estão ameaçados, organismos geneticamente modificados e violação dos direitos civis e tradicionais das pessoas.

Cadeia de Custódia

O certificado de cadeia de custódia para produtos demonstra aos clientes e partes interessadas que as peças de madeira / fibra de seus produtos certificados são provenientes de florestas bem manejadas, fontes controladas ou material reciclado.

A cadeia de custódia (CoC) estabelece procedimentos para controlar a origem e transferência de madeira e produtos de madeira em todos os estágios para garantir que o produto final possa ser rastreado até fontes sustentáveis e aprovadas. 

Como funciona o FSC para a Rio Verde

A Rio Verde utiliza fonte mista de matéria-prima, fazemos parte de uma Cadeia de Custódia e temos que provar que as fibras virgens, que usamos como matéria-prima, venham de boas práticas de manejo florestal.

A Rio Verde trabalha com o sistema de controle de crédito, ou seja, determinados grupos de matéria-prima gerarão créditos. A partir disso é feito um cálculo todo o mês, definindo que um volume X de produtos poderá ser rotulado com o selo FSC®. As fontes que geram crédito são as fibras certificadas que a Rio Verde adquire e as aparas de pré e pós-consumo. Todos os outros materiais não certificados são controlados para que não provenham de fontes consideradas inaceitáveis pelo FSC®.

A Rio Verde realiza auditorias nos fornecedores que não são certificados, sejam eles de fibras virgens ou recuperadas. Com esse controle, podemos garantir que a matéria-prima dos nossos produtos vem de boas práticas de manejo florestal, não vem de madeira ilegal, bem como não utiliza trabalho escravo, ou quaisquer outras condições de trabalhos inadequadas ou que não trabalhem dentro da legislação.

Relatório de Transparência e Igualdade Salarial